Presidida pelo monsenhor Guido Marini

Comitiva do Vaticano avalia cerimonial do Papa

Monsenhor Guido Marini celebrou a Eucaristia em latin e abordou na homilia a objetividade da liturgia

rio2013.com

A comitiva do Vaticano presidida pelo mestre de cerimônias pontifícias, monsenhor Guido Marini, está no Rio de Janeiro para acertar os detalhes do cerimonial do Papa Francisco durante a JMJ Rio2013.

Comitiva do Vaticano avalia cerimonial do Papa

Reunião com a comitiva vaticana sobre o cerimonial do Papa Francisco durante a JMJ Rio2013. Monsenhor Guido Marino é o último, à direita da foto. (FOTO: rio2013.com)

Após a reunião com os diretores do Setor Atos Centrais e Preparação Pastoral, padre Renato Martins e padre Arnaldo Rodrigues respectivamente, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 4, no Comitê Organizador Local (COL), a comitiva, formada também pelos monsenhores Vincenzo Peroni e Konrad Krajewski, visitou a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

Recebidos pelo pároco monsenhor Aroldo Ribeiro, os cerimoniários avaliaram o posicionamento do Papa e dos concelebrantes no altar, além do local onde ficarão cardeais, bispos e assembleia. E ainda acertaram o percurso do Sumo Pontífice na igreja. O Papa Francisco vai presidir uma Missa no dia 27 de julho na Catedral.

A comitiva também conheceu o Centro de Estudos do Sumaré, que será a residência oficial do Papa Francisco nos dias da JMJ Rio2013. Acompanhados pelo bispo auxiliar do Rio dom Roque Costa Souza e pelo padre José Gomes, os sacerdotes fizeram um tour pela residência e conheceram a capela onde o Sumo Pontífice poderá celebrar a Missa reservadamente caso queira.

No final do dia, os sacerdotes visitaram ainda o Seminário Arquidiocesano São José onde celebraram a Missa e deram uma conferência sobre a liturgia da Igreja. Em sua homilia na Missa celebrada em latin, monsenhor Guido lembrou que a liturgia permite tocar o sacro. “A liturgia não nos pertence, pertence à Igreja. Ela não está em nossas mãos para fazermos o que queremos. Ela é um dom. A grandeza da liturgia é sua objetividade”, disse o monsenhor que já foi formador e diretor espiritual de seminaristas.

Comitiva reza ante o Cristo Redentor

Outro local visitado pela Equipe de Celebrações Pontifícias foi o Cristo Redentor. Durante a visita, os representantes fizeram uma breve oração. (FOTO: Jornal O Testemunho de Fé)

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.