Infraestrutura da fé

JMJ: últimos detalhes para a grande festa da fé

Cidade se prepara com grande alegria e grandes números para a Jornada Mundial da Juventude

Por Daniel Machado
Enviado especial ao Rio de Janeiro

Falta pouco para o início da Jornada Mundial da Juventude e a cidade maravilhosa faz os últimos preparativos para acolher o Papa Francisco e milhares de jovens de diferentes nações e culturas. Banners, cartazes e outdoors com os símbolos da JMJ nos colocam no clima; mas são os milhares de peregrinos presentes na cidade do Rio que nos recordam que a festa já começou.

Uma mega estrutura de transporte, segurança, comunicação, entre outros, estão recebendo os retoques finais. Um destaque para Copacabana, que acolherá a maioria dos atos centrais do evento como missa de abertura, acolhida do Papa Francisco e Via Sacra.

Quem passa pela orla da praia já visualiza os telões de Led as torres de som montadas na areia. Além disso, o cenário das 14 estações da via sacra vai tomando forma e chamando a atenção de quem passa pelo local.

Veja as fotos

Os números da Jornada impressionam, sendo considerado pelas autoridades o maior evento já organizado pela cidade. Veja alguns números:

Público

São 370 mil inscritos de mais de 175 países. Espera-se um publico final de 2 milhões de pessoas, sendo o maior número da América Latina com 400 mil. Oficialmente o maior número de estrangeiros vem da Argentina com 2 mil inscritos.

60% dos inscritos possuem uma média de idade entre 19 e 34 anos, sendo 55% de mulheres. Do clero os números são de 644 bispos (26 cardeais), 7.814 padres, 632 diáconos e 5.589 seminaristas.

São 60 mil o número de voluntários selecionados.

Segurança

Calcula-se um efetivo de 20 mil homens, sendo 12 mil das Forças Armadas e 8 mil entre Polícia Militar, Força Nacional, Polícia Federal e segurança privada.

Transporte

700 mil pessoas devem circular pelos aeroportos em dez dias, gerando um aumento no efetivo de trabalho em 58%. Trens funcionarão 24hs por dia do início até o final da Jornada. Para os encontros com o Papa o Metrô disponibilizou cerca de 31,9 mil cartões especiais a cada dia.

Saúde

2 mil socorristas foram treinados pela Cruz Vermelha para atuarem em primeiros socorros. Mais de 500 voluntários da saúde, entre médicos e enfermeiros, estarão trabalhando durante os dias de Jornada.

Custos

Estima-se um custo total de 300 milhões para a realização da Jornada, sendo 70% provenientes de inscrição de peregrinos, patrocinadores e royalties de produtos. Segundo estudo da Embratur a JMJ injetará 1,2 bilhões na economia brasileira.

Leia também

:. Confira todas as notícias da JMJ
:. Pe. Fábio de Melo celebra missa de abertura da Cidade da Fé

Comentários O seu comentário será aprovado automaticamente, portanto evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo